A ISO 21001:2018 foi publicada a 1 de maio de 2018 e específica os requisitos para um sistema de gestão para organizações educacionais (EOMS).

Esta norma é adequada a todas as Organizações que:

a) Precisem de demonstrar a sua capacidade de apoiar a aquisição e desenvolvimento de competências por meio de ensino, aprendizagem ou pesquisa.

b) Visam aumentar a satisfação dos formandos, seus colaboradores e/ou outras partes interessadas, através da aplicação eficaz do seu Sistema de Gestão, incluindo processos de melhoria do sistema e garantia de conformidade com os requisitos dos alunos e outros beneficiários.

Todos os requisitos da ISO 21001:2018 destinam-se a ser aplicáveis a qualquer Organização que pretenda apoiar o desenvolvimento de competências por meio de ensino, aprendizagem ou pesquisa, independentemente do tipo, tamanho ou método de utilizado.

A ISO 21001:2018 pode ser aplicada a Organizações educacionais individualmente, ou dentro de organizações maiores cujo negócio principal não é educação, como por exemplo, departamentos de formação profissional e não apenas a Organizações disponibilizem serviços educacionais.

Neste momento a ISO 21001:2015 está publicada em Inglês e Francês, estando para breve a sua publicação em Língua Portuguesa.