Abraçar a natureza: Soluções para as Alterações Climáticas Rumo a um Futuro Saudável

Não há como evitar as mudanças climáticas, isso é certo. Os impactos destas já estão a ser sentidos a nível mundial de diversas formas, desde eventos climáticos extremos até ameaças à nossa segurança hídrica e alimentar. Embora algumas mudanças possam ser atribuídas a fenómenos naturais, como erupções vulcânicas, radiação solar e mudanças tectónicas, a atividade humana é a principal responsável pelo aumento da frequência e gravidade dos desastres naturais. As condições meteorológicas severas não estão apenas a tornar-se mais frequentes, estão também a ficar muito mais difíceis de prever.

Um clima em mudança pode, direta ou indiretamente, afetar muitos aspetos da sociedade de maneiras potencialmente disruptivas. Inundações e secas prejudicam a nossa agricultura, o aumento do nível do mar corrói as nossas costas e tempestades intensas destroem as nossas casas e comunidades. Em suma, as alterações climáticas estão a perturbar todas as áreas da vida, incluindo serviços essenciais como os transportes, as telecomunicações, a energia e o abastecimento de água. Ao longo do tempo, os cientistas esperam um aumento nos surtos de doenças, perda de vidas e deslocamento populacional, especialmente entre as comunidades mais vulneráveis do mundo.

A inversão do processo exige uma ação rápida e decisiva. As soluções baseadas na natureza são essenciais, tanto para o armazenamento de carbono quanto para a construção de resiliência climática. O uso dos recursos naturais para enfrentar os desafios ambientais e climáticos tem um enorme potencial para reduzir os impactos negativos, preservando o planeta e os cidadãos.

 

Quais são as soluções para as mudanças climáticas?

Uma parte essencial das soluções para as mudanças climáticas é a redução dos gases de efeito estufa. Existem duas formas de o fazer: podemos deixar de adicioná-los à atmosfera e podemos apoiar a capacidade da Terra de removê-los da atmosfera. Isto é chamado de mitigação das mudanças climáticas e o seu objetivo é reduzir as emissões para um nível que a Terra consiga gerir sem aquecimento adicional.

Embora estas ações sejam essenciais, não são suficientes. Mesmo que estabilizássemos as emissões de gases de efeito estufa hoje, os cientistas preveem que o mundo iria continuar a aquecer para muito além de 2 °C acima dos níveis pré-industriais. Antecipar e gerir os efeitos negativos das mudanças climáticas é essencial para nos ajudar a lidar com os impactos que já estão a acontecer e os que ainda são esperados nas próximas décadas. Isto é chamado de adaptação às mudanças climáticas e inclui todas as formas de mudar – ou adaptar – aos efeitos das mudanças climáticas para que possamos permanecer alimentados, saudáveis e seguros.

 

Abraçar as soluções naturais para as mudanças climáticas

Para que a ação climática seja sustentável, as soluções climáticas saudáveis devem aproveitar o poder da própria natureza. Combinadas com a redução dos combustíveis fósseis, as soluções naturais para o clima oferecem formas imediatas e económicas de enfrentar a crise climática, ao mesmo tempo que apoiam ecossistemas prósperos e comunidades resilientes.

As soluções naturais para as mudanças climáticas incluem uma série de estratégias que têm o potencial de tanto reduzir como remover as emissões de gases de efeito estufa. Fazem isso ao aumentar a capacidade dos ecossistemas de absorver dióxido de carbono ou ao restaurar habitats danificados para que deixem de emitir gases de efeito estufa. Ao aproveitar a capacidade da natureza de equilibrar os seus sistemas ecológicos, as soluções naturais para o clima ajudam a proteger, gerir melhor e restaurar o ambiente, garantindo que este possa continuar a fornecer serviços essenciais dos ecossistemas.

 

Três ações contra as mudanças climáticas que protegem o planeta

Proteger, gerir, restaurar – esta é a fórmula básica. Tomar medidas para regenerar as terras e os ecossistemas desempenha um papel importante na remoção do carbono da atmosfera e na melhoria da saúde do solo, da qualidade da água e da biodiversidade. Também pode ajudar a evitar os efeitos das mudanças climáticas.

Proteção: Os ecossistemas saudáveis podem servir como barreiras naturais contra eventos extremos como incêndios florestais, inundações e secas. Exemplos incluem recifes e ilhas barreira que protegem as linhas costeiras, ecossistemas de zonas húmidas que absorvem águas de inundação e queimadas “controladas” que limpam o excesso de detritos florestais, reduzindo o risco de incêndios florestais mais destrutivos.

Gestão: Gerir eficazmente soluções baseadas na natureza pode contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Por exemplo, melhorar a forma como as florestas são geridas mantém os solos em boas condições para que possam continuar a funcionar como sumidouros de carbono eficazes. Da mesma forma, adaptar práticas agrícolas às condições climáticas em mudança, por exemplo, cultivando culturas mais tolerantes ao calor/seca, ajuda a apoiar a resiliência alimentar.

Restauração: Restaurar habitats degradados, trazendo diversidade ecológica para a paisagem, ajuda a reforçar a capacidade da natureza de lidar com as mudanças climáticas e leva a uma maior estabilidade dos ecossistemas. Precisamos de dedicar mais terras à natureza. Por exemplo, plantar árvores em cidades, revitalizar terras anteriormente florestadas e reverter fluxos naturais para zonas húmidas costeiras e turfeiras contribuirá para aumentar a sequestração de carbono.

Quando conservados, restaurados e geridos sabiamente, os ecossistemas naturais reduzem as emissões absorvendo e armazenando grandes quantidades de gases de efeito estufa. Além de remover as emissões da atmosfera, estas soluções climáticas saudáveis proporcionam inúmeros benefícios: ar e água mais limpos, controlo de inundações e erosão, aumento da biodiversidade e capacidade de adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

 

Soluções climáticas baseadas na natureza em ação

Enquanto muitos de nós ainda estamos apenas a falar sobre possíveis soluções para as mudanças climáticas, milhares de pessoas já estão a agir no terreno. Muitos programas de conservação realizados nos últimos anos alimentam a esperança de um futuro climático mais brilhante. Cobrindo todos os três aspectos das soluções climáticas naturais – proteção, gestão e restauro – estes projetos trabalham para revitalizar ecossistemas outrora ameaçados pela sobrepesca, conversão de terras e poluição.

Um dos exemplos mais inspiradores é a iniciativa “Grande Muralha Verde” de África, que visa criar um mosaico de 8 000 km de árvores, prados e vegetação em toda a largura do continente, transformando as vidas de milhões de pessoas que vivem na linha da frente das mudanças climáticas. O seu objetivo é restaurar 100 milhões de hectares de terras degradadas, sequestrar 250 milhões de toneladas de carbono e criar 10 milhões de empregos verdes nas áreas rurais da região do Sahel até 2030.

 

Como é que as normas ISO apoiam as soluções de ação climática?

A ISO está fortemente empenhada em apoiar os esforços de proteção do clima. As Normas Internacionais têm um papel fundamental na promoção da adoção mais ampla de soluções baseadas na natureza para as mudanças climáticas em áreas urbanas e rurais. Fazem isso dando aos principais intervenientes as ferramentas para alcançar uma transição verde bem-sucedida e apoiando as ambições políticas dos governos para uma economia mais sustentável e neutra em carbono.

Dentro deste contexto, a ISO tem desenvolvido normas ambientais em todas as áreas. Estas incluem a série de normas ISO 14000 sobre sistemas de gestão ambiental, que detalha ferramentas práticas para as organizações gerirem o impacto das suas atividades no ambiente. Outros exemplos incluem normas para agricultura sustentável “positiva”, silvicultura, biodiversidade e outras formas de soluções baseadas na natureza.

 

Acelerar a transição

As soluções baseadas na natureza estão a tornar-se rapidamente um componente central das estratégias dos governos locais para a ação ambiental e climática. Soluções climáticas inspiradas e apoiadas pela natureza oferecem uma forma holística e económica de proteger, gerir e restaurar o ambiente, ao mesmo tempo que proporcionam benefícios tangíveis para a sociedade. As soluções baseadas na natureza podem gerar rendimento para as comunidades locais e beneficiar os municípios que dependem destes recursos para a saúde e o bem-estar dos seus residentes.

Levar as soluções climáticas naturais à escala requer um esforço concertado – e alguma ajuda das normas ISO. As mudanças climáticas representam uma ameaça global importante e crescente para a natureza, a biodiversidade e as pessoas. No entanto, a natureza também fornece soluções-chave – se a comunidade global tomar medidas para proteger, restaurar e gerir melhor os seus recursos naturais. Todas as soluções para controlar as mudanças climáticas estão ao nosso alcance; o que precisamos agora é de um esforço coletivo para implementá-las eficazmente.

 

FONTE: ISO | https://www.iso.org/climate-change/climate-solutions